Técnicas de motivação de colaboradores: Motivação Extrínseca vs Motivação Intrínseca

Há dois tipos de motivação: a motivação extrínseca e a motivação intrínseca. Trabalhadores extrinsecamente motivados são motivados por incentivos e recompensas externas e os trabalhadores intrinsecamente motivados são simplesmente auto-motivados.

O que é motivação? Qual é a motivação dos seus funcionários?

A teoria de Abraham Maslow cria uma hierarquia de necessidades que influenciam a motivação dos funcionários. Maslow argumentou que os funcionários têm cinco níveis de necessidades: fisiológica, segurança, sociais, auto-estima e auto-realização e que as necessidades mais baixas devem ser cumpridas antes de passar para a necessidade seguinte (Maslow, 1954).

A teoria de BF Skinner sugere que quando os gerentes usam o reforço positivo (reforçar as condutas desejadas), isso trará resultados positivos, já o reforço negativo produzirá resultados negativos (BF Skinner, 1957).

Existem dois tipos de motivaçãoextrínseca e intrínseca. Trabalhadores extrinsecamente motivados são motivados por incentivos e recompensas externas e trabalhadores intrinsecamente motivados são simplesmente auto-motivados.   No entanto, não se deve assumir que os trabalhadores motivados intrinsecamente não querem ser recompensados ​​por seu desempenho nem devemos assumir que os trabalhadores motivados extrinsecamente não tenham satisfação no trabalho.   Frederick Herzberg sugeriu que os fatores de motivação (intrínseca) se referem ao trabalho em si, sendo que reconhecimento, realizações e sentimentos positivos sobre o emprego irão criar satisfação no trabalho. E que fatores de higiene (extrínsecos), tais como remuneração, benefícios, supervisão, etc, produzirão sentimentos negativos sobre o trabalho (Fred Herzberg, 1959).

Bons gerentes têm como objetivo encontrar as técnicas mais eficazes de motivar seus funcionários em um esforço para alcançar os objetivos organizacionais. Alguns gerentes frequentemente usam recompensas tangíveis, como incentivos, para motivar seus funcionários a darem o seu melhor. Esses fatores motivadores podem incluir: aumento de salário, promoção, almoços grátis, cartões de presente e outras regalias valiosas. Por outro lado, alguns gerentes usam repetidamente estímulos negativos, como advertências verbais e ameaças para motivar seus funcionários a completar a tarefa atribuída. Nestes casos, alguns trabalhadores irão completar sua tarefa apenas para evitar serem punidos. Quando o nível de auto-estima é baixo, a produtividade também é baixa. Motivação negativa só produzirá resultados negativos.

Os indivíduos extrinsecamente motivados procuram ser recompensado por fazer o que se espera deles. Mas quando o trabalho, o salário, ou o ambiente da empresa não alimenta a motivação desses trabalhadores, eles podem ser menos inspirados a produzir resultados excelentes. Itens como remuneração, promoção e segurança no trabalho são fatores externos que motivam os trabalhadores extrinsecamente motivados a darem o seu melhor.   Quando os funcionários estão satisfeitos com seus empregos, pagamento e com a empresa no geral, a produtividade é mais elevada.

Já os indivíduos intrinsecamente motivados têm prazer de completar uma tarefa por reconhecimento próprio.   Estes indivíduos normalmente não procuram recompensas tangíveis e incentivos como forma de motivação, mas são motivados a partir de dentro.   Eles poderiam receber algum reconhecimento e elogios de seus gerentes ou não. Mas isso não os faz sentir mais ou menos satisfeitos com seu trabalho.   Em certo sentido, a motivação intrínseca é mais rentável do que a motivação extrínseca, porque o indivíduo não vislumbra recompensas externas, mas completa sua tarefa simplesmente porque ele gosta do seu trabalho.   Ao contrário da motivação extrínseca, é difícil estimular a motivação intrínseca em alguém, porque este tipo de motivação vem do coração. Um indivíduo deve ter um fascínio genuíno por uma determinada tarefa ou coisa.

Em conclusão, as recompensas extrínsecas versus recompensas intrínsecas: qual a técnica é mais eficaz para motivar os funcionários? Bem… Ela simplesmente depende do indivíduo. Devemos ter em mente que o que motiva uma pessoa não pode motivar outra. Você não pode forçar uma pessoa a desfrutar de seu trabalho, isto é, daquilo que você gosta de fazer. Auto-motivação vem naturalmente para alguns. Também não se pode contar sempre com o uso de recompensas tangíveis para motivar a sua equipe. Pode ser que a recompensa que você prometeu não é exatamente o que eles desejavam. Por exemplo, você pode recompensar seus funcionários com um aumento de 5%, mas eles estavam esperando um aumento de 10%.  Portanto, neste caso, a motivação técnica não foi tão eficaz como poderia ter sido, porque a recompensa não foi satisfatória para os indivíduos. Realisticamente, a motivação dos funcionários é alcançada pela sedução das recompensas extrínsecas desejadas.

Na maioria dos casos, uma combinação de ambas os tipos de motivação inspira uma pessoa a trabalhar melhor.  É necessário que o funcionário faça aquilo que ele gosta de fazer e que ele seja recompensado por um bom desempenho. Quanto tempo um indivíduo está disposto a trabalhar sem receber recompensas tangíveis?   Em algum momento, até mesmo o trabalhador intrínseco vai esperar receber algo tangível.   Resumindo, motivação intrínseca combinada com a motivação extrínseca é mais eficaz. Tire todas as recompensas externas e você tira a motivação. Tire a motivação e você obterá resultados negativos.

One Comment

  1. muito bem resumido, concerteza irá me ajudar na hora de apresentar o meu seminário de psicologia..obrigado..

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