O que é Recursos Humanos? O que faz um profissional de RH?

Você sabe o que é Recursos Humanos? O que faz um profissional de RH?

Você pode ter ouvido o termo Recursos Humanos (RH) centenas de vezes, mas você sabe realmente o que é Recursos Humanos? Qual a definição de RH? O que os profissionais de RH fazem? Qualquer gestor falando sobre Recursos Humanos irá dizer-lhe, “uma força de trabalho satisfeita, é uma força de trabalho bem sucedida”. Nenhum departamento tem um impacto maior nisso do que o de Recursos Humanos.

Também conhecido como Departamento Pessoal (DP), Recursos Humanos aborda todos os tipos de questões vitais relacionados à pessoas, por exemplo, rentabilidade, reestruturação de trabalho, recrutamento e seleção, treinamento, relações trabalhistas, etc. Como um profissional de RH, as soluções que você propuser vão desempenhar um papel importante no sucesso organizacional e comercial da empresa.

Muitas pessoas escolhem a carreira em Recursos Humanos por causa do contato com as pessoas, a oportunidade de influenciar todos os aspectos de uma organização e a perspectiva de enfrentar uma série de questões-chave para os negócios. A profissão oferece-lhe a oportunidade de ter a sua carreira em uma variedade de direções, com bons salários e a possibilidade de influenciar as decisões estratégicas de negócios.

Profissionais de Recursos Humanos são importantes em todos os tipos de organizações e suas responsabilidades variam de acordo com a natureza, dimensão e setor de sua organização. Você pode preferir ser um generalista e fazer um pouco de tudo, ou você pode querer se especializar em áreas como recrutamento, treinamento ou legislação trabalhista. Faça o que fizer uma coisa é certa, nenhum dia será igual ao outro.

O que é preciso:

  • Fortes habilidades de comunicação;
  • Bom para trabalhar como parte de uma equipe;
  • Objetividade, discrição e paciência são fundamentais;
  • Consciência comercial é vital;
  • Habilidades numéricas vão reforçar a sua posição;

É óbvio que uma boa administração de Recursos Humanos funciona. Basta olhar para as empresas mais bem sucedidas em todo o mundo e você verá claramente como eles valorizam muito as pessoas e por sua vez, como seus funcionários valorizam a empresa. Google, Microsoft e Apple são grandes exemplos de empresas que possuem uma boa gestão de pessoas e uma cultura focada em manter funcionários de qualidade.

Então, o que é RH? Qual o conceito de Recursos Humanos? E por que é tão importante para as empresas? 

O conceito de Recursos Humanos começou no início de 1900 no Reino Unido e foi adotado e desenvolvido por líderes-chave da indústria, em empresas como a Cadbury , Reckitt Benckiser (ex-Reckitt & Colman) e Ltd Rowntree (agora faz parte da Nestlé). Estas empresas e várias outras tiveram representação na Associação Workers Welfare e organizações criadas para melhorar as condições para as mulheres no local de trabalho.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, empresas como a Heinz, Ford Motor Company e Kellog foram desenvolvendo suas próprias idéias de melhorias para seus trabalhadores, como: estabelecimento de normas de saúde e segurança, criação de melhores condições de trabalho e até mesmo a introdução de instalações recreativas para os seus trabalhadores.

Em 1920, psicólogos e especialistas de emprego nos Estados Unidos começaram o movimento das relações humanas. Este movimento se expandiu por todo o meio do século 20, dando ênfase em como a liderança, a coesão e a lealdade desempenham papéis importantes para o sucesso organizacional.

No Reino Unido, o Instituto de Gestão de Pessoal foi formado em 1946. Na década de 1960 os recursos humanos ganharam um papel permanente na infra-estrutura de organização.

Hoje, Recursos Humanos é uma profissão em evolução, com uma grande ênfase colocada no desenvolvimento profissional contínuo entre os funcionários.

Deixe um comentário