O que é Coaching? O que é Coach?


O que é Coaching?
Qual a definição de Coaching? O que é Coach?

Todos estão familiarizados com o conceito de treinador / técnico (coach) no esporte. O Coaching é semelhante no princípio.

Assim como Pelé, Guga, Airton Senna e outros campeões mundiais têm ou tiveram treinadores (coach), você pode ser beneficiar com a orientação de um coacher (aquele que realizou um Curso de Coaching e está habilitado para orientá-lo no coaching).  Utilizando questionamentos e outras habilidades, um coacher pode ajuda-lo a melhorar muitas áreas de sua vida, alcançar seus objetivos e tornar-se mais feliz.

Portanto, Coaching pode ser definido como interações que buscam ajudá-lo a definir e atingir metas. Coaching pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho e avançar no sentido do sucesso. O Coaching eficaz ocorre dentro de um contexto problema-solução e solução-foco. O Coaching pode ser dividido em duas correntes principais: Coaching de Vida e Coaching Executivo.

Coaching de Vida está baseado na Psicologia Positiva. Considerando que a terapia psicológica ou aconselhamento lida com pessoas que estão em dificuldade ou que têm distúrbios psicológicos, o Coaching de Vida é normalmente destinado a ajudar os clientes a esclarecer o que eles querem da vida e ajudá-los a alcançar. O Coaching de Vida tem um foco muito mais positivo. Onde a terapia objetiva ajudar as pessoas a subir do menos dez ao zero, o coaching visa ajudar as pessoas a se deslocarem do zero ao dez positivo.

Já o Coaching Executivo visa, essencialmente, melhorar a qualidade do trabalho de um executivo e da sua vida pessoal. Na maioria dos casos, o treinamento tem como objetivo trabalhar em direção a uma significativa mudança de comportamento e atitude. Isto é alcançado em um ambiente colaborativo, estruturado visando garantir que o tempo seja utilizado de maneira produtiva e eficiente, mas individualizado de modo a atender a personalidade e os objetivos do executivo.

Dentro desse quadro geral, o Coaching Executivo pode ocorrer em muitos níveis diferentes e pode envolver uma série de intervenções ou programas. Para alguns executivos, pode envolver, dentre outras coisas, treinar uma comunicação eficaz, solução de problemas, gestão do tempo, desenvolvimento de liderança e habilidades de delegação. Para outros, pode também envolver trabalhar com colegas ou com a equipe para alcançar maior eficiência e produtividade.

Deixe um comentário